BEDA #13 – Suzy e as águas-vivas

Adriele E. da Silva


Oi gente! Vamos falar sobre um livro muito fofo e que toda criança deveria ler? Um livro que tem tudo pra passar despercebido, mas que tem tudo para ser um livro cativante e que pode marcar muito uma pessoa.

Suzy é uma garota que está começando o 7º ano do ensino fundamental II, seu segundo ano na escola nova e o primeiro sem sua melhor amiga, ou melhor ex-melhor amiga, Franny que morreu durante as férias de verão, pouco antes das aulas voltarem. E Suzy não aceita o que os adultos falam sobre a morte dela, ela possui sua própria versão desse dia, afinal como ela poderia ter morrido afogada se era a melhor nadadora que Suzy conhecia? E é com esse pensamento e uma visita ao museu de ciências que ela começa sua relação com as águas-vivas. Assim começa a busca da Suzy para provar que sua ex-amiga foi morta por uma ferroada de uma água-viva e para isso ela fará o que for possível, mesmo que isso signifique ir muito longe mesmo.

Essa sinopse pode fazer vocês pensarem em um livro infanto-juvenil sobre uma aventura cheia de histórias e personagens, mas não é só isso, na verdade a aventura em si é a parte menos importante, pois o que importa de verdade é todo o preparo, toda a trajetória da Suzy para descobrir uma verdade em que ela quer acreditar. Além de todo o percurso da personagem para compreender o que aconteceu com o relacionamento dela com a Franny, desde a época em que se conheceram, até quando tudo começou a dar errado entre elas e o final que deixou Suzy tão mal e se sentindo tão culpada.

Vamos falar sobre a estrutura do livro, a diagramação é ótima, provavelmente por ter sido pensado pra um público mais jovem. O papel é muito bom, os capítulos não são longos e a divisão deles foi feita para o próprio desenvolvimento da história.

Os capítulos se revezam entre presente e passado, além dos capítulos extras da pesquisa da Suzy para provar a causa da morte da Franny, com direito a mudança de fonte e tudo. E o livro ainda é dividido em partes e para mim essa foi a coisa mais divertida de ver no livro, pois cada parte é um pedaço de um trabalho científico, desde os objetivos até a conclusão, e isso faz muito sentido para a história, já que a personagem tem todo um envolvimento com a Ciência, a professora que se destaca mais é a de Ciências e a pesquisa acaba virando o trabalho de final de ano letivo da Suzy, então tudo no livro faz muito sentido e se completa.

Nem preciso falar nada da capa, né? Pra quem viu o post da tbr da MLI2017, já sabe que esse livro foi escolhido exatamente pela capa. Achei ela muito fofa, desde as ilustrações até a escolha das cores.

Beijos Mágicos!!


E siga o blog nas redes sociais: Twitter  |  Facebook  |  Instagram  |  Skoob  |  Pinterest  | We Heart it 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s