BEDA #7 – Livro X Filme: Os Instrumentos Mortais

Equipe Living for Harry


Oi gente! Hoje começamos a primeira semana temática do BEDA Living for Harry! Yaaaaaaay! E como viram no título, o tema é comparar livros com seus filmes ou (principalmente nesse caso) séries. E vamos começar com a nossa série favorita, Os Instrumentos Mortais. Vamos fazer em alguns tópicos. Características que mais chamam a atenção, quando comparamos as três representações do mundo criado pela Cassandra Clare.

Personagens: os personagens apareceram de formas bem diferentes, mesmo mantendo algumas características marcantes descritas pela autora da série. Nos livros, a protagonista é uma adolescente do ensino médio, ruiva, atrapalhada e artista. No filme, ela também é uma adolescente do ensino médio, porém é interpretada por uma atriz adulta, seu cabelo é ruivo, porém bem vermelho, ao invés do tom alaranjado. Na série, ela tem o cabelo mais alaranjado, porém está cursando a faculdade e é muito mais destemida e menos atrapalhada que a personagem original do livro.
O Jace também tem várias facetas, no livro ele é alto, forte, porém esguio, e com um cabelo loiro bem claro. É determinado, muito confiante de si e às vezes até meio grosso. No filme, as características da personalidade do personagem estão bem fortes e o ator tem um físico parecido com o do personagem, porém menos forte do que as fãs esperavam, assim como o rosto e o cabelo do ator não agradara, tanto. E na série, ele é bem diferente, pois é mais baixo e forte do que o personagem do livro, seu cabelo é um pouco mais curto e sua personalidade é muito mais afastada que a do personagem no livro.
Os outros personagens também possui diversas alterações entre livro, filme e série, principalmente os irmãos Lightwood. Sendo que no filme o pequeno Max nem aparece, por exemplo. E o Luke da série é um típico policial/detetive de filme americano.

Acontecimentos: a história da série Instrumentos Mortais é dividida em 6 livros e conta aos poucos os acontecimentos desde a descoberta do mundo das sombras pela Clary, até a grande guerra que tem no final. A ideia do filme era seguir essa ordem, logo o único filme feito e lançado foi para adaptar os eventos do primeiro livro. Ele fez isso até que bem, porém resumiu muito, mostrando realmente apenas as cenas mais importantes e marcantes, deixando de lado alguns detalhes e alterando algumas cenas. Porém a série Shadowhunters foi muito mais longe, ela tem até então duas temporadas, porém os acontecimentos estão bem misturados, tendo um pouco de cada livro, sem se aprofundar muito nos detalhes dos eventos que ocorrem para que determinadas situações aconteçam, além dessa superficialidade, a série de TV também muda a ordem e a cronologia de alguns fatos, trazendo-os para antes ou depois de alguns outros fatos (sim, estamos tentando evitar possíveis spoilers), mudando assim toda a estrutura de tempo e espaço criados para os livros.

Outras características: muitas outras coisas mudaram, uma delas são as runas que são as marcas feitas nos Caçadores de Sombras que atribuem determinadas características especiais para eles, nos livros essas marcas ficam, inicialmente, pretas e depois somem, ficando apenas uma cicatriz branca. No filme e na série, elas continuam pretas, provavelmente pela questão estética, pois essa é uma característica física importante nos personagens, além da possível dificuldade em fazê-las como cicatrizes, principalmente as que podem ser reativadas.
Outra característica marcante é o Instituto de Nova York, onde os irmãos Lightwood e o Jace vivem e o lugar onde Clary fica após o ataque ao apartamento onde ela e sua mãe moravam, pois no filme, ele é retratado como um tipo de casa MUITO grande e com muitas áreas, mas com uma pegada mais tradicional, lembrando construções mais antigas, já na série, o instituto é um centro onde eles vivem, mas também muito mais voltado para todo o trabalho dos Caçadores de Sombras, tendo mais do que as áreas descritas nos livros e presentes no filme, apresentando uma tecnologia extremamente avançada, transformando o Instituto em um lugar muito mais militar do que o que foi criado pela Cassandra Clare.

Essas são só algumas das diferenças mais aparentes entre as três representações. Lembrando que a série ainda está em desenvolvimento, então muita coisa ainda vai acontecer. E não estamos valorizando ou desvalorizando qualquer uma delas, gostamos muito dos livros, gostamos do filme e estamos acompanhando a série, então esse post é apenas para destacar essas diferenças e abrir possibilidades de críticas, porém sem julgamento. O importante é acompanhar a história desses personagens e viver, pelo menos um pouco, nesse mundo tão diverso e maravilhoso. E não se esqueçam, a série e o filme são adaptações, não cópias fiéis, então nada de surtar!!

Beijos Mágicos e Beijos na bunchecha!!


E siga o blog nas redes sociais: Twitter  |  Facebook  |  Instagram  |  Skoob  |  Pinterest  | We Heart it 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s