BEDA #6 – Quinze Dias

Adriele E. da Silva


Oi gente! Preparados para mais uma resenha?! Como já viram no título o livro escolhido é o "Quinze Dias" do Vitor Martins que além de ótimo escritor, é um ótimo booktuber, vale a pena se inscrever no canal dele! Agora vamos falar desse livro maravilindo!

Como 99,99% dos adolescentes desse mundo, Felipe esperou ansiosamente por esse momento, as férias de Julho. Agora vai poder aproveitar para fazer tudo que tanto queria: maratonas séries, ler muito, assistir tutoriais no YouTube que nunca fará e não ter que lidar com os colegas de escola. Porém logo no primeiro dia descobre algo que pode mudar seus planos… Sua mãe aceitou hospedar Caio, o filho da vizinha, durante esses quinze dias, para desespero de Felipe, porque além de Caio ter sido sua primeira paixão, ele possui muitas inseguranças e não consegue interagir com o visitante.

Tá aí um livro que tem tudo para ser clichê, mas que não é. Como assim, Adriele? Simples. O Felipe não é um típico garoto gay dos livros, ele é gordo, tímido e tem inúmeros problemas de insegurança que são muito reais, o Caio não é o típico par romântico, ele é muito mais profundo, possui seus próprios problemas e inseguranças, além de ser um ótimo amigo, todos os outros personagens do livro possuem suas peculiaridades e a história dos dois protagonistas não é como nos outros romances, mesmo nos romances LGBT, ele acontece aos poucos, a partir de muito autoconhecimento, conversa, confiança e uma amizade realmente sincera. Os problemas que acontecem com eles não são causados pelos clichês já tão conhecidos, são problemas reais de autoconfiança, de lidar com as inseguranças e de poder se abrir para um sentimento tão forte.

Para Felipe não é fácil ser gordo, como muitos livros querem mostrar, ele não consegue passar por isso da maneira engraçada que querem que as pessoas não-gordas (eu inclusa) acreditem que possa acontecer. Ele sofre bullying, não se sente atraente, acha que nada fica bem nele e tudo isso se transporta para sua capacidade de lidar com os outros e é por isso que ele frequenta toda semana uma terapeuta, algo que também é muito bem trabalhado no livro, por ser muito individual, realista e revelador, pois mostra que terapeutas não servem para pessoas loucas e doentes, mas para todo mundo que precisa ter alguém com quem conversar e se abrir. Não posso dizer que me identifico com o Felipe totalmente, afinal sou hétero e magra, porém tenho minhas próprias inseguranças e sei como isso pode atrapalhar relacionamentos no geral. Mas o mais importante, eu conheci um pouco melhor sobre como é viver em um mundo tão preconceituoso e apegado a aparência, principalmente quando se é tão fora dos padrões, quanto o Felipe.

Mas não são só os protagonistas que nos mostram e ensinam coisas, temos a mãe do Felipe e as amigas do Caio que também se encontram bem fora dos padrões esperados para essas personagens.

Calma, o livro também é muito divertido e me fez rir muitas vezes, então não precisa se preocupar, pois além do livro ser curtinho, ele é super rápido e gostoso de ler. A escrita do Vitor te prende e te faz devorar o livro. A história (Como devem imaginar) se passa em 15 dias e é assim que os capítulos são divididos e isso torna a leitura ainda mais rápida, pois eles não são longos. A leitura flui tão bem que passa da mesma forma que 15 dias de férias… Rapidinho!!

Já deu pra perceber que eu adorei esse livro, né? Com certeza entrou na minha lista de favoritos do ano! Então super recomendo para todo mundo!

Beijos Mágicos!!


E siga o blog nas redes sociais: Twitter  |  Facebook  |  Instagram  |  Skoob  |  Pinterest  | We Heart it 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s