Especial Vestibular – Capitães da Areia

Adriele E. da Silva

auhush

Oi gente! Essa é a primeira resenha do Especial Vestibular, eu devia ter postado semana passada, mas deixei pra essa semana, por causa da Fuvest. Espero que gostem e que isso ajude vocês de alguma maneira.

“Antes de tudo estava a lei do grupo, a lei dos Capitães da Areia.”

20141125_173258Capitães da Areia
Autor: Jorge Amado
Editora: Companhia de Bolso (Companhia das Letras)
Páginas: 280
Nota: ♥♥♥♥♥                5/5
ISBN: 9788535914061

20141125_173249

Crianças e adolescentes abandonados que acharam no roubo um forma de sobreviver e em outros atos, uma forma de terem aquilo que lhes foi negado. Esse é um bom jeito de resumir (MUITO) o livro Capitães da Areia.

20141125_173307

Jorge Amado retratou nesse livro o dia-a-dia de um grupo de meninos (e futuramente uma menina) que vivem nas ruas da Bahia. E que através de roubos, brigas, enganação e sexo tentam encontrar algo que os deixem felizes, vivos e vingados.

20141125_173412

O grupo Capitães da Areia é formado por centenas de garotos de vários lugares do nordeste, mas apenas uma parte se encontra no esconderijo que serve como “central”. O grupo é liderado por Pedro Bala, um garoto loiro que mesmo sendo uma criança, sabe proteger e organizar o grupo. Alguns personagens ganham algum destaque: Sem-pernas, um garoto aleijado que usa sua deficiência para conseguir entrar em casas para descobrir informações para o grupo; Professor, o único que sabe ler e que desenha muito bem, ajuda no planejamento dos roubos; Gato, o bem afeiçoado do grupo, tem um caso com uma prostituta; Boa-Vida, o malandro; João Grande, o forte e mais bondoso dos garotos, braço direito de Pedro; Volta Seca, veio do sertão depois da morte da mãe, afilhado de Lampião, carregava no coração e na mente a mesma vontade e ódio do padrinho; Pirulito, um menino que possui inúmeros quadros e imagens de santos e um desejo enorme de ser padre; Dora, a única menina do grupo, entra para o Capitães da Areia após a morte dos pais, também morre depois de algum tempo com bexiga (assim como os pais), era considerada mãe, imã (para o grupo) e noiva (para Pedro Bala e Professor).

Após a morte de Dora, cada um segue um caminho diferente que mudam suas vidas.

20141125_173340

Eu li a edição de “bolso” da Companhia das Letras, acho ela muito boa e bonita, o tamanho da fonte e o espaçamento são bons e é ótimo para levar na bolsa, além de conter informações que podem ajudar bastante os vestibulandos.

20141125_173434

Além de toda narrativa, há cartas e artigos de jornais no início e em outras partes do livro, o que deixa a leitura menos pesada.

20141125_173524(O Mário resolveu fazer uma participação especial)

                                                                                           

Para ler outras resenhas: https://livingforharry.wordpress.com/category/resenhas/

Siga o blog nas redes sociais: Twitter  |  Facebook  |  Instagram  |  Skoob  |  We Heart it 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s